Data criada pela ONU é especial para refletir sobre questões sociais alimentares e nossa relação com a comida

Fundado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para a Agricultura e Alimentação (FAO), em 1945, o Dia Mundial da Alimentação é celebrado em mais de 150 países para conscientização de temas como a fome e a segurança alimentar. É uma data especial para refletirmos sobre nossa relação com a comida e forma que nos alimentamos.

Tenho uma profunda relação de carinho e atenção com a alimentação. Aprendi desde de cedo, com a minha vó a importância e o cuidado de cada etapa do preparo de uma refeição: desde a seleção dos ingredientes até o seu cozimento.

Como voluntária no tsunami ocorrido na Tailândia, em 2004, vi de perto o problema da insegurança alimentar. Lá, tive a oportunidade de contribuir, cozinhando e cuidado de crianças com toda minha dedicação.

A frente do Terço Bar, Shake Dog e Bar do Meio, percebo que relação com a comida também não acaba em seu preparo. O modo como é servida e a ambientação influenciam totalmente na experiência da refeição.

Como apresentadora do programa Bizu, no canal Food Network, ainda vejo a importância de comunicar sobre a alimentação e de como passar às pessoas a minha experiência culinária.

A relação com o alimento é tão ampla e envolve tantas esferas, que é imprescindível uma data para lembrar todos os aspectos de algo tão fundamental em nossa vida. Para quem se interessa mais sobre o tema, indico o site da FAO, que traz notícias, programas e projetos sobre a alimentação.