INGREDIENTES
- ESPONJA:
- 1 TABLETE DE FERMENTO BIOLÓGICO FRESCO (15 G)
- ½ XÍCARA DE CHÁ DE ÁGUA
- 1 XÍCARA DE CHÁ DE FARINHA DE TRIGO
- ½ XÍCARA DE AÇÚCAR REFINADO
- MASSA:
- 2 ½ XÍCARAS DE CHÁ DE FARINHA DE TRIGO
- ½ XÍCARA DE CHÁ DE AÇÚCAR
- 4 GEMAS
- ⅓ DE XÍCARA DE CHÁ DE LEITE
- 75 G DE MANTEIGA EM TEMPERATURA AMBIENTE
- ½ COLHER DE CHÁ DE SAL
- RASPAS DE 1 LIMÃO-SICILIANO
- RASPAS DE 1 LARANJA
- 1 COLHER DE SOPA DE ESSÊNCIA DE BAUNILHA
- 1 XÍCARA DE CHÁ DE FRUTAS CRISTALIZADAS
- ½ XÍCARA DE CHÁ DE UVAS-PASSAS
MODO DE PREPARO
- PARA A ESPONJA, EM UM BOWL DISSOLVER O FERMENTO NA ÁGUA E MISTURAR A FARINHA COM UMA COLHER ATÉ FORMAR UMA MASSA HOMOGÊNEA.
- COBRIR COM PLÁSTICO FILME E DEIXAR FERMENTAR POR APROXIMADAMENTE 1 HORA..
- EM UMA OUTRA TIGELA OU BATEDEIRA, BATER OS OVOS COM O LEITEE O AÇÚCAR, ACRESCENTAR ESSA MISTURA NA ESPONJA E MISTURE BEM.
- LEVE ESSA MISTURA PARA O BOWL DA BATEDEIRA E COM O GANCHO VÁ BATENDO EM VELOCIDADE MÍNIMA E ACRESCENTANDO A FARINHA AOS POUCOS.
- ASSIM QUE FORMAR UMA MASSA LISA, ACRESCENTAR AS FRUTAS CRISTALIZADAS, E AS RASPAS DE LARANJA E A ESSÊNCIA DE BAUNILHA.
- ADICIONAR A MANTEIGA E BATER ATÉ INCORPORAR NA MASSA.
- RETIRAR DA BATEDEIRA, BOLEAR COM AS MÃOS EM CIMA DE UMA BANCADA E DEIXAR FERMENTAR POR 2 HORAS COBERTO COM UM PANO DE PRATO LIMPO.
- CORTAR A MASSA AO MEIO, SOVAR MAIS UM POUCO, E COLOCAR CADA METADE NAS FORMAS PARA PANETONE E DEIXAR FERMENTAR POR MAIS 1 HORA E 30 MINUTOS.
- PRÉ-AQUECER O FORNO A 180ºC, FAZER UMA PEQUENA CRUZ COM UMA NAVALHA OU FACA BEM AFIADA NA PARTE DE CIMA DO PANETONE, ACRESCENTAR UMA COLHER DE SOPA DE MANTEIGA E LEVAR PARA ASSAR ATÉ DOURAR.
- ESPETAR DOIS PALITOS CRUZADOS NA BASE DO PANETONE E COLOCAR ELES APOIADOS EM UMA PANELA ALTA E FUNDA PARA ESFRIAR DE CABEÇA PARA BAIXO
- ASSIM QUE ESFRIAR SERVIR IMEDIATAMENTE OU GUARDAR DENTRO DE SACO DE PLÁSTICO FECHADO POR ATÉ 5 DIAS;
Matérias Relacionadas
Luiza Hoffmann
Luiza Hoffmann acredita que a comida pode unir propósito e prazer. Autora de uma cozinha descomplicada e sustentável, suas receitas são sinônimas de aconchego e sabores autênticos. Sua luta contra o desperdício alimentar e sua busca por uma comida de verdade fazem da Luiza uma ativista da alimentação saudável e consciente.