Apresentei no Bizu uma receita de pavê de família, mas com o cupuaçu no lugar do chocolate
O pavê é a sobremesa da minha infância. Minha avó sempre fazia para mim. Foi com ela que minha mãe aprendeu a fazer o melhor pavê do mundo! Aliás, gosto de pavê até congelado. Não resisto!
Então, aqui vai uma receita de família, mas com um toque especial: o cupuaçu, uma fruta típica do Nordeste. Gosto muito dessa fruta por ser mais azedinha, mas em uma sobremesa dá um equilíbrio perfeito, pois harmoniza bem com sabores doces.
A origem do cupuaçu é de uma árvore originária da Amazônia, parente próximo do cacaueiro. O cupulate é a prova desse parentesco: um doce bem parecido com o chocolate em termos de paladar e textura, mas feito a partir do cupuaçu, sem o cacau.
Em um episódio do Bizu, programa transmitido pelo canal Food Network, ensinei como fazer a receita:
Pavê de Cupuaçu
Ingredientes
- 120g de cupuaçu fresco ou polpa
- 390g de leite condensado
- 2 gemas
- 200g de bolacha de aveia
- 240 ml de leite
- 60g de chocolate em pó
- 12g de amido de milho ( 2 colheres de sopa)
- 2 claras
- ¼ de fava de baunilha
- 20 ml de creme de leite de caixinha
Rendimento: 6 porções ou 1 refratário
Tempo de preparo: 40 minutos
Tempo inativo: 4 horas
Tempo total: 4 horas e 10 minutos
Modo de preparo
Em uma panela, bata as gemas, adicione o leite condensado e em fogo baixo, mexa até ferver. Quando ferver, adicione a polpa de cupuaçu e continue mexendo. Quando começar a desgrudar da panela é sinal de que está bom.
Disponha em taças ou em um refratário. Quebre as bolachas de aveia e coloque metade em cima do creme amarelo.
Dissolva o amido de milho no leite, leve para ferver na mesma panela, e adicione o chocolate em pó. Mexa até engrossar, e disponha por cima das bolachas. Bata as claras em neve, adicione a fava de baunilha e delicadamente incorpore o creme de leite sem soro (de preferência gelado), e disponha por cima das bolachas. Leve para a geladeira por 4 horas.
Matérias Relacionadas
Luiza Hoffmann
Luiza Hoffmann acredita que a comida pode unir propósito e prazer. Autora de uma cozinha descomplicada e sustentável, suas receitas são sinônimas de aconchego e sabores autênticos. Sua luta contra o desperdício alimentar e sua busca por uma comida de verdade fazem da Luiza uma ativista da alimentação saudável e consciente.