Preparada com tofu, feijoada vegana não leva carne e nenhum ingrediente de origem animal
Feijoada vegana: O Dia Mundial do Veganismo é uma data especial para mim. Por alguns anos, fui vegana, ou seja, não consumia nenhum alimento que tivesse ingrediente de origem animal. Diferente, do vegetarianismo, que apenas não há consumo de carne, o veganismo corta da alimentação qualquer item de origem animal.
É importante lembrar que o veganismo não se restringe à alimentação, é também um estilo de vida. A escolha no consumo de produtos – sejam acessórios, roupas, itens de decoração ou cosméticos, entre outros – passa pela conscientização da forma de produção, se há componentes de origem animal ou testes em animais.
Além disso, estudei sobre a cozinha Macrobiótica, por seis meses na Holanda e na Bélgica. O foco desse tipo de alimentação é trazer um equilíbrio para o corpo, a partir das energias Yin e Yang (polaridades feminina e masculina), baseado na filosofia chinesa. A dieta macrobiótica enfatiza cereais, legumes e alimentos naturais, priorizando alimentos veganos.
Para celebrar a data, então, ensino como fazer uma deliciosa feijoada vegana, que já apresentei no meu programa Bizu, no canal Food Network.
Ingredientes
Para a Feijoada:
- 250 g de feijão preto
- 1 dente de alho
- 1 cebola pequena
- 1 talo de salsão
- 1 cenoura pequena
- 1 talo de salsinha
- 1 talo de cebolinha
- ½ unidade de pimenta dedo de moça
Para o Refogado:
- 15 ml de azeite
- 100 g de tofu defumado
- 2 dentes de alho
- 1 cebola pequena
- 1 talo de salsão pequeno
- ½ unidade de pimenta dedo de moça
- 1 unidade de umeboshi
- 1 colher de sopa de shoyu
- 1 colher de chá de mostarda dijon
- Sal marinho a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Salsinha e cebolinha a gosto
Modo de Preparo
Para a Feijoada:
Cozinhe o feijão com todos os ingredientes na pressão por aproximadamente 30 minutos.
Para o Refogado:
Corte o tofu em cubos pequenos e refogue no azeite. Corte a cebola e o alho em brunoise e refogue no azeite com o tofu. Corte o salsão em cubos pequenos e adicione na frigideira.
Adicione o feijão cozido com o caldo, a 1/2 pimenta dedo de moça e tempere com o caroço do umeboshi, e faça uma pasta com a polpa. Mexa bem o feijão. Adicione o shoyu e a mostarda e deixe ferver. Acerte o sal e a pimenta-do-reino. Pique a salsinha e use na hora de servir.
Matérias Relacionadas
Luiza Hoffmann
Luiza Hoffmann acredita que a comida pode unir propósito e prazer. Autora de uma cozinha descomplicada e sustentável, suas receitas são sinônimas de aconchego e sabores autênticos. Sua luta contra o desperdício alimentar e sua busca por uma comida de verdade fazem da Luiza uma ativista da alimentação saudável e consciente.