Para substituir o café na receita, o chá mais cafeinado foi o ingrediente escolhido
Em um episódio do Bizu, no canal Food Network, resolvi apresentar receitas que substituíssem o café por outro ingrediente. Nessa sobremesa de merengue italiano, escolhi colocar o chá preto como componente da calda, e ficou uma delícia!
O chá preto é o mais cafeinado de todos os chás, com um sabor forte bem característico. É proveniente da planta Camellia sinensis, a mesma do chá verde e do branco, a diferença é que as folhas do chá preto são mais velhas, e por ser rico em cafeína é um ótimo antioxidante.
O interessante de combinar o chá preto com o merengue é o equilíbrio no sabor doce da sobremesa, já que o merengue é feito a partir da junção da clara de ovo com o açúcar. No caso do italiano (existe o merengue francês também), que é preparado a partir de uma temperatura aquecida, é uma boa opção para ser usado como cobertura de bolos ou ir no lugar do creme de leite em mousses.
A receita rende até quatro porções, veja só como é o preparo:
Merengue italiano com calda de chá preto
Ingredientes
Para o merengue italiano:
- 6 claras
- 400g de açúcar
- Zimbro em pó a gosto
Para a calda de chá preto:
- 6 gemas
- 300ml de leite
- 300g de açúcar
- 200ml de chá preto
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo inativo: 10 minutos
Tempo de cozimento: 10 minutos
Tempo total: 50 minutos
Modo de preparo
Para o merengue:
Em banho-maria, aqueça a clara e o açúcar até atingir a temperatura de 71°C, mexendo sempre com um fouet. Transfira para uma batedeira e bata em velocidade baixa até esfriar.
Para a calda:
Em um bowl, misture o leite, a gema, o chá preto e o açúcar. Deixe ferver em fogo baixo mexendo sempre para a gema não cozinhar. Emulsione, retire do fogo e resfrie. Depois de resfriado, sirva com o merengue italiano. Finalize com zimbro em pó.
BIZU:
Merengue: Misture as claras com o açúcar e só então leve essa mistura no banho-maria. Se você não tiver um termômetro para sentir os 71°C, coloque o dedo na mistura e tente segurar por 5 segundos. O açúcar dissolve totalmente nas claras, sem cozinhar.
Dica da Chef:
No merengue, as claras podem estar em temperatura ambiente ou geladas, não faz diferença na hora do banho-maria, o que importa nessa hora é mexer sem parar para que as claras não cozinhem e solidifiquem.
Matérias Relacionadas
Luiza Hoffmann
Luiza Hoffmann acredita que a comida pode unir propósito e prazer. Autora de uma cozinha descomplicada e sustentável, suas receitas são sinônimas de aconchego e sabores autênticos. Sua luta contra o desperdício alimentar e sua busca por uma comida de verdade fazem da Luiza uma ativista da alimentação saudável e consciente.