Chipirones, queijo de cabra, e cava são apenas algumas das opções básicas dos restaurantes locais na ilha de Formentera
Como eu tinha dito em outro post sobre minha viagem para a ilha de Formentera, na Espanha, falaria somente sobre a gastronomia da ilha.
Nessa viagem, eu já começava muito bem o dia, pois meu hotel servia um café da manhã com tudo o que você pode imaginar: todos os tipos de queijo, bolos, frutas, cheese cake… era uma loucura!
No bairro de Es Pujol, indico o restaurante Chezz Gerdi, em que fiquei encantada com o clima aconchegante. Lá, eu experimentei legumes salteados com queijo de cabra e uma porção de chipirones, que são lulas bem pequenas, geralmente, empanadas na farinha de trigo. Aliás, em Formentera, você vai encontrar bastante chipirones, que é bem típico da região. Para acompanhar, provei um vinho artesanal produzido em Mallorca, o Supernova, e um vinho feito da uva riesling, produzido na Alsácia, a terra das vinícolas.
Outra dica por é o Beso Beach, um dos restaurantes mais badalados de Formentera, com direito a shows e discotecagens. A pedida foi uma bela salada de queijo de cabra com molho de mel, e um vinho Marques de Riscal para acompanhar.
Um lugar estrela Michelin que recomendo é o Ca Na Joana, um restaurante no centro de Sant Francesc ( São Francisco), em uma casa do século XVII. O ambiente é lindo e super romântico. Para o jantar, de entrada, pedi uma porção de bruschetta com sardinha, pimentão e cebola, e depois um prato de macarrão ao vôngole com amêijoa (eles chamam de “almejas”), um molusco típico da região, que lembra o mexilhão.
Outro restaurante com ambientação bem agradável é o Can Carlos, também em Sant Francesc, com espaço aberto e árvores. Mas o que me chamou atenção foi o cardápio escrito à mão, bem charmoso. Por lá, provei um tartar de kobe beef e um de atum, e bebi uma cava, um tipo de vinho espumante tradicional da Catalunha.
A dica geral que dou para quem vai à Formentera é aproveitar o que a região oferece de melhor e a bons preços: chipirones, muito queijo cabra, vinhos e, se você for a um supermercado, vai encontrar kéfir de cabra produzido sem conservantes. Aproveite!
Matérias Relacionadas
Luiza Hoffmann
Luiza Hoffmann acredita que a comida pode unir propósito e prazer. Autora de uma cozinha descomplicada e sustentável, suas receitas são sinônimas de aconchego e sabores autênticos. Sua luta contra o desperdício alimentar e sua busca por uma comida de verdade fazem da Luiza uma ativista da alimentação saudável e consciente.