Pudim de leite com um toque da tradição do Piauí é a receita de hoje
Para quem não conhece, a cajuína é uma bebida típica do nordeste, produzida a partir da caramelização do caju, sem álcool na sua composição. E ainda faz super bem para saúde, apresentando a vitamina C cinco vezes mais do que um suco de laranja. No Piauí, ela é considerada Patrimônio Cultural do Estado e símbolo cultural da cidade de Teresina.
Por todas essas razões, resolvi escolher a bebida como ingrediente para um episódio do Bizu, em que eu preparei um pudim de leite com calda de cajuína. O preparo é fácil e rende até quatro porções. Confira:
Ingredientes
Para o pudim:
- 3 xícaras de chá de leite integral
- 6 gemas
- 1 pitada de sal
- 1⁄4 de fava de baunilha
- 1⁄2 xícara de chá de açúcar
Para a calda:
- 1/2 xícara de chá de açúcar
- 4 colheres de sopa de cajuína
- 4 colheres de sopa de água
- 1⁄4 de xícara de chá de pistache
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo inativo: 2 horas
Tempo de cozimento: 45 minutos
Tempo total: 3 horas
Modo de preparo
Para o pudim:
Prepare um banho-maria (forma com água). Em uma panela, aqueça o leite e os ingredientes, com exceção das gemas. Quando começar a ferver nas laterais, retire do fogo e faça a temperagem das gemas. Reserve. Com a calda já no fundo das formas, coloque a mistura do pudim dentro das forminhas, e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 45 minutos no banho-maria. Espere esfriar e desenforme.
Para a calda:
Em uma frigideira, coloque o pistache, o açúcar a água e a cajuína. Ferva até ficar um caramelo. Coloque no fundo das formas.
Dica da Chef:
O banho-maria é importante para não queimar o pudim, e o nível de água precisa estar na metade das formas.
Como fazer o pudim liso: o que determina o pudim liso ou não é a temperatura do forno. Se a temperatura estiver alta, o pudim ferve e fica com a textura de “areado”. Se a temperatura for adequada, mais baixa, o pudim fica liso e com a textura correta.
BIZU:
A temperagem das gemas é adicionar uma concha do líquido quente nas gemas para que elas não fiquem cozidas.
Matérias Relacionadas
Luiza Hoffmann
Luiza Hoffmann acredita que a comida pode unir propósito e prazer. Autora de uma cozinha descomplicada e sustentável, suas receitas são sinônimas de aconchego e sabores autênticos. Sua luta contra o desperdício alimentar e sua busca por uma comida de verdade fazem da Luiza uma ativista da alimentação saudável e consciente.