Ingrediente típico da região amazônica é o destaque do prato de hoje
O guaraná talvez seja um ingrediente pouco explorado na gastronomia no sentido de ser usado em diferentes pratos e combinações. Por isso, em um episódio do programa Bizu, no canal Food Network, ele foi o item de destaque do dia.
Tipicamente brasileiro, o guaraná vem de uma planta amazônica, e acredita-se que foi descoberto pelos índios em 1821. Por causa do alto teor de cafeína, ele costuma ser usado como energético, quando não consumido como refrigerante.
Na receita de hoje usei o refrigerante de guaraná para dar um sabor todo especial a uma torta de palmito, que ainda leva requeijão e vinho branco no recheio. Com certeza, não será apenas mais uma torta de palmito! Confira o truque da receita que rende até oito porções:
Torta de palmito com massa de guaraná
Ingredientes
Para a massa:
- 500g de farinha de trigo
- 200g de manteiga
- Sal a gosto
- 1/2 xícara de chá de refrigerante de guaraná
- 1 gema para pincelar
Para o recheio:
- 10ml de azeite
- 500g de palmito pupunha em conserva
- 1/2 unidade de cebola
- 2 dentes de alho
- 1/2 unidade de tomate
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- Tomilho a gosto
- 50ml de vinho branco
- 200g de requeijão cremoso
- Salsinha a gosto
Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo inativo: 30 minutos
Tempo de cozimento: 40 minutos
Tempo total: 1 hora e 30 minutos
Modo de preparo
Para a massa:
Em um bowl, peneire a farinha, adicione a manteiga gelada em cubos, o sal e por último o guaraná pouco a pouco. Sove a massa, envolva no filme plástico e deixe descansar na geladeira por 20 minutos. Abra 2/3 da massa para forrar o fundo e as laterais da forma, e com 1/3 da massa abra para a tampa da massa.
Para o recheio:
Corte o alho e a cebola em brunoise e refogue no azeite. Corte o palmito e o tomate em pedaços pequenos e refogue junto com a cebola e o alho. Junte a esse refogado o vinho branco e por último o requeijão e a salsinha picada.
Forre com a massa o fundo e as laterais de uma forma. Distribua o recheio já frio, cubra com o restante da massa, pincele com a gema e leve ao forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 30 minutos ou até que a massa fique dourada.
Matérias Relacionadas
Luiza Hoffmann
Luiza Hoffmann acredita que a comida pode unir propósito e prazer. Autora de uma cozinha descomplicada e sustentável, suas receitas são sinônimas de aconchego e sabores autênticos. Sua luta contra o desperdício alimentar e sua busca por uma comida de verdade fazem da Luiza uma ativista da alimentação saudável e consciente.