Prato apresentado no programa Bizu ensina como fazer um refeição leve
O ingrediente especial da receita de hoje é a pupunha, uma ótima opção para substituir a massa no mil folhas.
Além de não ter glúten, a pupunha tem bem menos calorias do que uma massa normal. Em média, uma massa cozida tem 160 calorias, enquanto a feita de pupunha apenas 36. Extraída de um tipo de palmito comum na região amazônica, a pupunha faz muito bem para saúde, por ser rica em fibras e em vitamina A.
Nessa receita que apresentei no programa Bizu, resolvi combinar a pupunha com o cogumelo paris e o shitake, acrescentando o creme de leite e o vinho para dar mais sabor ao molho. O resultado é um mil folhas bem leve, por causa da pupunha, mas com um paladar consistente por causa do molho.
Fica a dica para um almoço ou jantar. Acompanhe a receita:
Ingredientes
Para o mil folhas:
- 200 g de coração de pupunha
- Sal marinho a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- 10 ml azeite composto
- 30 g de shalotte
- 200 g de cogumelo paris
- 100 g de shitake
- 10 g de manteiga
- 50 ml de vinho branco seco
- 200 ml de creme de leite fresco
- Ciboulette a gosto
Para o tomate:
- 1 tomate caqui verde
- 1 talo de manjericão
- Sal marinho a gosto
- Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Para o mil folhas:
Corte em lâminas finas o coração de pupunha com ajuda de um mandolim. Tempere com sal, pimenta do reino e azeite, e leve ao forno por 160 °C por aproximadamente 10 minutos. Corte a shalotte em brunoise, sue na manteiga, e adicione o cogumelo paris cortado em quatro e o shitake cortado em tiras. Refogue e adicione o vinho. Deixe secar e, em seguida, adicione o creme de leite fresco. Ferva até engrossar. Acerte sal e pimenta, e corte a ciboulette finalmente.
Montagem:
Em uma forma, disponha uma lâmina de pupunha, adicione o molho cogumelos, mais uma lâmina de pupunha, mais molho, e por último uma lâmina de pupunha. Leve ao forno aproximadamente por 5 minutos para esquentar.
Para o tomate:
Corte as extremidades do tomate e corte ao meio (2 fatias grossas). Tempere com sal, pimenta e azeite, e coloque um talo de manjericão. Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos.
Matérias Relacionadas
Luiza Hoffmann
Luiza Hoffmann acredita que a comida pode unir propósito e prazer. Autora de uma cozinha descomplicada e sustentável, suas receitas são sinônimas de aconchego e sabores autênticos. Sua luta contra o desperdício alimentar e sua busca por uma comida de verdade fazem da Luiza uma ativista da alimentação saudável e consciente.