Segundo a lenda do nhoque da sorte, um ritual deve ser feito com o prato sempre nessa data de todo mês
Na tradição italiana, todo dia 29 do mês é dia do nhoque da sorte! Nessa data, é preciso comer o prato, com uma nota de dinheiro debaixo (não importa o valor da nota, é simbólico), para atrair prosperidade. Enquanto se saboreia os primeiros sete nhoques, deve-se mentalizar um pedido para ser realizado.
Mas como surgiu esse ritual? Bom, existe uma antiga lenda que conta que São Pantaleão perambulava trajado de andarilho por uma pequena cidade na Itália. Ele estava faminto, e batia de casa em casa atrás de um prato de comida. Apenas uma família, que era muito pobre, o acolheu. Foram oferecidos sete nhoques ao São Pantaleão, que agradeceu muito aos anfitriões. Após sua saída, a família percebeu que ao recolher os pratos havia dinheiro debaixo de cada um!
Se de fato traz sorte ou não, a verdade é que essa tradição é a oportunidade perfeita para fazer um delicioso nhoque. Mas vocês sabem que minhas receitas fogem do óbvio, né?! Por isso, vou ensinar a preparar um nhoque de banana da terra, que não leva farinha de trigo, ou seja, sem glúten, e é super leve e saboroso.
O modo de preparo é bem fácil e a receita rende duas porções. Veja como fazer:
Nhoque de Banana da Terra
Ingredientes
Para o nhoque:
- 450g de banana da terra madura com casca
- 80g de parmesão ralado
- 1 xícara de chá de farinha de linhaça dourada
- 20ml de azeite
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto
Para a manteiga de sálvia:
- 5g de sálvia
- 20g de manteiga sem sal
Para o crispy:
- 100ml de óleo de milho
- 5g de folhas de sálvia
Tempo de preparo: 35 minutos
Tempo inativo: 15 minutos
Tempo de cozimento: 40 minutos
Tempo total: 1 hora e 30 minutos
Modo de Preparo
Para o nhoque:
Envolva as bananas no papel alumínio e coloque no forno a 180°C. Depois de assadas, amasse as bananas ainda mornas e misture com todos os ingredientes. Modele massa em um rolinho e corte as bolinhas do nhoque. Doure o nhoque na manteiga e sirva com as folhas de sálvia crocante.
Para a manteiga de sálvia:
Derreta a manteiga no fogo baixo e adicione a sálvia para aromatizar a manteiga.
Para o crispy:
Aqueça o óleo e frite as folhas de sálvia rapidamente.
BIZU:
Asse as bananas para ter menos líquido (água), assim você usará menos farinha pra dar liga.
Dica da Chef:
O óleo precisa estar bem quente pra fazer o crispy, se você, por acaso não deixar o óleo quente, a folha não fica crocante.
Matérias Relacionadas
Luiza Hoffmann
Luiza Hoffmann acredita que a comida pode unir propósito e prazer. Autora de uma cozinha descomplicada e sustentável, suas receitas são sinônimas de aconchego e sabores autênticos. Sua luta contra o desperdício alimentar e sua busca por uma comida de verdade fazem da Luiza uma ativista da alimentação saudável e consciente.