Data comemorativa em homenagem aos mortos pede um prato típico do país
O Día de Los Muertos (Dia dos Mortos) no México é uma data colorida, cheia de detalhes, decorações, caveiras, altares, música e comida. Ou seja, é uma de alegria para receber as almas dos mortos que voltam para visitar seus parentes.
Bem diferente do Dia dos Finados, o Dia dos Mortos mexicano é uma festividade de origem indígena, que é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Aliás, para quem ama comida mexicana, tenho a dica de dois lugares: o restaurante Miguelito Mexicano em Balneário Camboriu e a Gourmex Taqueria em São Paulo.
Mas, afinal, por que estou falando do Día de Los Muertos? Porque além da data, a receita de hoje tem tudo a ver com o seu país de origem. Vou ensinar como faz um burrito, típico prato mexicano.
Burrito Mexicano com carne moída
Ingredientes
Para a Carne:
- 250 g de carne moída
- 20 ml de azeite
- 50 ml de tequila
- 2 dentes de alho
- 1/2 unidade de cebola roxa
- Sal marinho a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
Para o Feijão:
- 2 xícaras de feijão preto
- Água a gosto
- 1 folha de louro
- ½ pimenta dedo de moça
- Sal marinho a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
Para o Burrito:
- 2 unidades de taco ou tortilha
- 1 tomate italiano
- 2 talos de cebolinha
- ½ pimenta dedo-de-moça
- Azeite extravirgem a gosto
Modo de preparo
Para a Carne:
Tempere a carne moída com sal e pimenta, sele na frigideira quente com azeite e flambe com a tequila. Corte o alho em laminas e a cebola em meia lua, refogue na carne já dourada e acerte o tempero.
Para o Feijão:
Cozinhe o feijão na pressão com o louro. Retire a água do feijão e processe até virar uma pasta. Refogue o feijão na frigideira da carne moída, tempere com sal, pimenta-do-reino e as rodelas de pimenta dedo-de-moça. Reserve.
Para o burrito:
Corte o tomate em rodelas, recheie com a pasta, a carne, o tomate, as rodelas de pimenta, azeite e cebolinha. Enrole e sirva.
Matérias Relacionadas
Luiza Hoffmann
Luiza Hoffmann acredita que a comida pode unir propósito e prazer. Autora de uma cozinha descomplicada e sustentável, suas receitas são sinônimas de aconchego e sabores autênticos. Sua luta contra o desperdício alimentar e sua busca por uma comida de verdade fazem da Luiza uma ativista da alimentação saudável e consciente.