Curiosidades e dicas culinárias sobre um dos meus ingredientes favoritos
Em homenagem à data comemorativa, vou falar de um dos ingredientes que mais gosto para compor as minhas receitas: o cogumelo.
Neste ano, estive no Borough Market, um dos mercados gastronômicos mais antigos de Londres – mais de mil anos de existência! – localizado na região de Southwark, para pesquisar algumas variedades de cogumelos.
O Borough Market é uma loucura de tão maravilhoso! São tantas opções de comida, que você fica com vontade de provar tudo! São mil tipos de cores, cheiros, sabores, e muitas opções de comidas artesanais. Além dos cogumelos, os sorvetes feitos com 100% de queijo de cabra me deixaram maluca por lá! Recomendo como ponto de parada obrigatório para quem passar por Londres.
Entre os diversos tipos, resolvi escolher o girolle, um tipo selvagem de cor amarelada, que cai muito bem em pratos com carne, e que envolvam vinhos e molhos.
Apesar dos comestíveis, vale lembrar que muitos cogumelos podem ser tóxicos, alucinógenos ou até mesmo usados em tratamentos medicinais. O Amanita muscaria, por exemplo, pode causar a morte caso ingerido. Outros, como o Psilocybe cubensis, são considerados “mágicos”, por serem usados por povos antigos na América Latina e outras regiões para rituais de cura.
Achei interessante que no Reino Unidos e nos Estados Unidos há estudos de como alguns tipos de cogumelos podem tratar da depressão, como mostra a Dra. Rosalind Watts, em uma palestra do TEDx Oxford.
Receita
Curiosidades à parte, aqui vai minha receita de cogumelos shitake recheados com ricota e ervas frescas, que apresentei no Bizu, no canal Food Network:
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/7iAErRMQHGg” frameborder=”0″ allow=”autoplay; encrypted-media” allowfullscreen></iframe>
Ingredientes
Para a Pasta de Ricota:
- 2/3 de xícara de chá de ricota
- 50ml de azeite extra virgem
- Flor de sal a gosto
- Pimenta-do-reino preta a gosto
- Ervas frescas (manjericão, sálvia e salsinha) a gosto
- 1/1 xícara de chá de amêndoas torradas
- Alho-poró a gosto
Para o Shitake:
- 4 shitakes grandes
- 1 colher de sopa de manteiga
- 50ml de vinho do porto
- Sal marinho a gosto
Rendimento: 4 unidades
Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de cozimento: 5 minutos
Tempo total: 15 minutos
Modo de Preparo
Para a Pasta de Ricota:
Pique as ervas e as amêndoas grosseiramente. Misture com a ricota, o azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino. Corte o alho-poró em 4 rodelas finas.
Para o Shitake:
Retire os talos do shitake e refogue na manteiga. Adicione o vinho do porto, acerte o sal e reserve. Recheie os cogumelos com a pasta de ricota e decore com as rodelas de alho-poró.
Matérias Relacionadas
Luiza Hoffmann
Luiza Hoffmann acredita que a comida pode unir propósito e prazer. Autora de uma cozinha descomplicada e sustentável, suas receitas são sinônimas de aconchego e sabores autênticos. Sua luta contra o desperdício alimentar e sua busca por uma comida de verdade fazem da Luiza uma ativista da alimentação saudável e consciente.