Bobó de camarão com dendê: Aprenda como fazer o prato que é uma delícia e rende até duas porções
Essa receita é para falar de um ingrediente especial: o dendê. Você sabia que foi trazido para o Brasil pelos africanos?
Produzido principalmente na Bahia, o óleo de dendê vem do dendezeiro, que é um tipo de palmeira. O dendê tem um gosto meio adocicado, que dá um paladar especial para o prato.
Hoje, vou mostrar como fazer um bobó de camarão, que foi exibido no Bizu, no Food Network. O preparo pode ser visto pelo teaser em vídeo:
Bobó de camarão com dendê
Ingredientes
Para o Caldo de Camarão:
- 5ml de óleo de girassol
- 200g de casca e cabeça de camarão
- 1 dente de alho
- 30g de cebola roxa ou branca
- 30ml de cachaça
- 300ml de água
Para o Inhame:
- 200 g de inhame
- Água a gosto
- Sal marinho a gosto
- 200 ml de leite de coco
Para o Bobó:
- 80g de cebola
- 1 dente de alho
- 60g de pimentão amarelo
- 60g de pimentão vermelho
- 1 pimenta dedo de moça
- 100g de tomate italiano
- 250g de camarão limpo
- 20ml de dendê
- Salsinha a gosto
- Coentro a gosto
- Cebouletti a gosto
Tempo de preparo: 40 minutos
Tempo de cozimento: 40 minutos
Tempo total: 1 hora
Modo de preparo
Para o Caldo de Camarão:
Em uma panela aquecer o óleo, adicionar as cascas e cabeças de camarão limpas, o dente de alho e a cebola. Adicionar a cachaça, a água e deixar ferver em fogo baixo, por aproximadamente 20 minutos. Coar em um escorredor de macarrão, amassando as cascas.
Para o Inhame:
Descascar o inhame e cortar em pedaços pequenos, cozinhar até macio em água com sal. Quando cozido, bater em um liquidificador junto com caldo e o leite de coco, reservar.
Para o Bobó de Camarão:
Cortar os legumes e a pimenta dedo de moça sem semente em brunoise. Em uma panela aquecer o dendê, refogar os legumes, por último o tomate. Adicionar o purê de inhame e leite de coco, deixar ferver e engrossar junto com os talos de salsinha e coentro.
Temperar os camarões com sal e pimenta do reino, deixar cozinhar na panela, quando engrossar o caldo, retirar os talos, acertar sal e pimenta do reino. Cortar a cebouletti finamente, e adicionar no bobó.
Matérias Relacionadas
Luiza Hoffmann
Luiza Hoffmann acredita que a comida pode unir propósito e prazer. Autora de uma cozinha descomplicada e sustentável, suas receitas são sinônimas de aconchego e sabores autênticos. Sua luta contra o desperdício alimentar e sua busca por uma comida de verdade fazem da Luiza uma ativista da alimentação saudável e consciente.