Dia da Cachaça: Bebida nacional é o ingrediente especial de receita apresentada no programa Bizu
Dia da cachaça: A cachaça, típica bebida brasileira, considerada patrimônio cultural e histórico do país, e ingrediente principal da nossa famosa caipirinha, é o tema de hoje já que se comemora seu dia.
Os tipos de cachaças são diversos, assim como os sabores – alguns mais adocicados, outros mais fortes – dependendo da sua forma de produção.
A receita de hoje é o pastel de camarão com vinagrete de cachaça, apresentado no Bizu, com o modo de preparo no vídeo abaixo:
Pastel de camarão com vinagrete de cachaça
Ingredientes
Para o Recheio:
- 220g de camarão 7 barbas
- 5 ml de óleo de gergelim
- 50 ml de cachaça
- 100 ml de leite de coco
- 1 colher de sopa de curry
- 1 colher sopa gergelim preto
- 8 tomates cereja
- Sal marinho a gosto
- Pimenta do reino a gosto
Para o Pastel:
- Massa para pastel
- 300 ml de óleo de girassol
- Cortador
Para o Vinagrete:
- 1 unidades de tomates italiano
- 1 pimenta dedo de moça
- 30 ml de cachaça
- Flor de sal a gosto
- Salsa crespa ou salsinha a gosto
Rendimento: 1 porção (8 mini pastéis)
Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo inativo: 10 minutos
Tempo de cozimento: 15 minutos
Tempo total: 55 minutos
Modo de preparo
Para o Recheio:
Tempere o camarão com sal e pimenta, e em uma frigideira sele o camarão, flambando na cachaça. Reserve. Em um bowl, misturare o leite de coco e o curry, e depois ferva na mesma frigideira que o camarão foi selado até engrossar. Acerte o sal. Adicione o gergelim preto e resfrie.
Para o Pastel:
Abra a massa, marque com o cortador, recheie. Cubra com a massa e feche com a ajuda de um garfo. Frite por imersão, virando os lados. Retire o excesso do óleo com papel toalha, e sirva.
Para o Vinagrete:
Corte o tomate em brunoise sem semente. Corte a pimenta em brunoise com ou sem semente. Emulsione o azeite na cachaça e misture todos os ingredientes.
Matérias Relacionadas
Luiza Hoffmann
Luiza Hoffmann acredita que a comida pode unir propósito e prazer. Autora de uma cozinha descomplicada e sustentável, suas receitas são sinônimas de aconchego e sabores autênticos. Sua luta contra o desperdício alimentar e sua busca por uma comida de verdade fazem da Luiza uma ativista da alimentação saudável e consciente.