Fruta é patrimônio cultural do Ceará, onde é importante na culinária e na economia
O caju é considerado patrimônio cultural do Ceará. Além de estar presente na culinária da região, também é um dos principais produtos cultivados para a comercialização. A importância social e cultural é tamanha que existe o Museu do Caju, em Caucaia, próximo à Fortaleza, para promover conhecimento da fruta.
Nada mais justo, então, do que uma receita com caju como ingrediente de destaque. Na minha receita, aproveito tanto o fruto – riquíssimo em vitamina C – como a castanha, que contém proteínas e minerais, para o preparo do pintado. O resultado é um peixe cheio de sabor!
Vamos para a receita? Antes, confira o vídeo do modo de preparo:
Pintado com refogado de Caju
Ingredientes
Para o refogado de caju:
- 80 g de caju
- 4 unidades de ervilha torta
- 2 unidades de rabanete
- 40 g de alho poró
- 50 ml de azeite composto
- Salsinha a gosto
- Sal marinho a gosto
- Pimenta do reino a gosto
Para o pintado:
- 320 g de pintado em posta (2 postas)
- Sal marinho a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- Raspas de limão siciliano a gosto
- 20 ml de azeite composto
- 20 ml de azeite extra virgem
- 20 g de castanha de caju
Tempo de preparo: 40 minutos
Tempo de cozimento: 20 minutos
Tempo total: 50 minutos
Modo de preparo
Para o refogado de caju:
Corte o alho poró finamente em meia lua, e o caju em meia lua na espessura de 5 cm. Corte o rabanete finamente com a ajuda de um mandolim. Refogue o alho poró no azeite composto, e adicione o caju e o rabanete.
Branqueie as ervilhas tortas por 30 segundos, reserve em um bowl com água e gelo por 2 minutos. Corte em 3 pedaços, adicione no refogado, acerte sal e pimenta do reino. Pulverize a salsinha picada finamente.
Para o pintado:
Tempere o pintado com sal, pimenta do reino e raspas de limão. Sele em um frigideira com o azeite composto, leve ao forno por aproximadamente 8 minutos a 180°C. Corte as castanhas de caju grosseiramente, torre rapidamente na frigideira. Quando o peixe sair do forno, regue com azeite extra virgem e coloque as castanhas por cima do peixe.
Matérias Relacionadas
Luiza Hoffmann
Luiza Hoffmann acredita que a comida pode unir propósito e prazer. Autora de uma cozinha descomplicada e sustentável, suas receitas são sinônimas de aconchego e sabores autênticos. Sua luta contra o desperdício alimentar e sua busca por uma comida de verdade fazem da Luiza uma ativista da alimentação saudável e consciente.